segunda-feira, 24 de março de 2008

Interlúdio Negro


Há um mês comecei a me confrontar com uma série de problemas burocráticos na Alemanha, que me rendeu dores de cabeça sem precedentes, e me fez voltar ao Brasil derepente. Como se fosse uma bolsa de valores, minha vida pessoal também resolveu seguir a tendência e mergulhou de cabeça na fase ruim. Esse é o período que eu chamo de 'Interlúdio Negro'. Quando algo não vai bem, parece que tudo piora e acontece ao mesmo tempo. Isso pra mim já virou lei. Eu percebo o quanto é difícil segurar a onda, principalmente nos momentos em que estou sozinho comigo mesmo.
Na tentativa de me confortar, um grande amigo me deu uma câmera Super-8 e disse: "vá, fique tranquilo e filme um pouco o Brasil. qualquer coisa que vc ver...". E aí estou na foto, filmando Floripa com essa câmera barulhenta.
Meus problemas burocráticos já foram resolvidos aqui, mas fica o transtorno que é se submeter a arbitrariedade dos funcionários com autoridade sobre pessoas como eu. Não me espanta que vários tentem 'dar um jeitinho' e acabam sendo deportados por justa causa. Sou contra aqueles que são mandados embora sem justificativa nenhuma, por simples e puro preconceito. Neste caso sou a favor da vingança, resposta no mesmo tom.
Sou contra decisões tomadas por blocos políticos que influenciem a vida de pessoas de culturas diferentes. Sou a favor do separatismo, da preservação da cultura e do livre trânsito de pessoas entre países. A imigração nunca vai ser controlada com hostilidade e bloqueio das fronteiras.
Para terminar, sou a favor do estado de Kosovo e do Tibet, sobretudo com a identidade étnica de um povo. Como diz Dalai Lama: "temos que aprender a viver lado a lado".

----------------

Minha dica hoje é um único lugar alternativo de Floripa, com ares de bar proibido da década de 40 filme noir, e uma atração exclusiva chmada 'Zuleika':

• Blues Velvet - Rua Pedro Ivo, andar de cima de um sobrado. A porta é bem discreta. O nome está pintado de azul em cima dela.

Nenhum comentário: