quarta-feira, 18 de abril de 2007

Capitulo 2: Pascoa em Nantes

Ok, sei que estou atrasado mas, como diz o ditado, quem é vivo sempre aparece. Mudei-me para Colônia há 3 semanas, e estou ficando na casa de um amigo do trabalho. Ele se chama Florian, tem 2 filhas de 12 e 7 anos e uma mulher que é fotógrafa. A verdadeira casa dos artistas. Eles têm um quarto bastante espaçoso no porão, com banheiro separado e tudo mais. Eu ganhei uma cópia da chave e nem preciso passar pela casa para ir pro meu espaço. Isso enquanto espero o atual morador do meu futuro apartamento partir.
Essa páscoa eu passei em Nantes, cidade da região da Bretanha no noroeste da França, terra do Asterix e Obelix. Sabem aquelas paisagens de quebra-cabeça impressionantes, com castelos e lagos que nunca vimos na vida? Pois então: esse lugar é lá. A cidade é bem pequena, mas não por menos incrível. Na França, ao contrário da Alemanha, eles fazem questão de construir tudo em pedra branca e obrigam os moradores de cada casa a fazer uma faxina geral nas faxadas a cada 2 anos (e ai de quem não o fizer).
Aqui em Köln as coisas andam bem. Fora o calor de 30 graus que fez esse final de semana no meio do inverno, nada de anormal. Também fui ver a Orquestra Jovem da Alemanha na Kölner Philharmonie. Antes de ir hesitei por alguns momentos, pensando que iria chegar e ver um bando de pirralhos de 5 a 8 anos tocando coisas imbecis com instrumentos 3 vezes maiores, como aquelas apresentações de jardim de infância para os pais. Mas não. Eles tinham de 14 a 18 anos e tocaram obras de Strauss e Wagner com perfeição. Com 14 anos, tocando já na orquestra nacional daquela maneira... eles devem ter nascido com a partitura na mão!

-----------------------------------------

Seguindo nas dicas de coisas bacanas por aqui:

1- Buddhabar - fica perto da praça da Concórdia em Paris. É alucinante, com 2 ambientes: um bar no andar superior e um restaurante no inferior, como um salão, e um Buda gigante encostado na parede. Vocês já deve ter ouvido os CDs do Buddhabar, então nem preciso dizer que é ótimo lugar pra ir. Mas nem sonhe em ir se não estiver no mínimo de sapato, e prepare-se para o preço.

2- Kölner Philarmonie - opera-haus que fica no subsolo da catedral de Colônia. Dá pra imaginar como é o lugar. Tem concertos todos os dias e bem barato (com direito a meia pra estudante). Ainda assim é bom ir bem vestido.

3- Hell - essa dica é de um livro pra ler, da francesa Lolita Pille. Sempre me impressiono quando lembro que a autora tinha apenas 17 anos quando o escreveu! É um livro meio chocante, sobre uma história com adolescentes da alta sociedade em Paris. Vale a pena ler.

4- A Sombra do Vento - outro livro, do espanhol Carlos Ruiz Zafón. É um 'novel' best-seller na Europa, sobre uma história que se passa em Barcelona dos anos 30 ou 40. É o tipo de livro que prende e vc lê até enquanto come. Na minha opinião, melhor que O Código Da Vinci.

Nenhum comentário: