sábado, 25 de agosto de 2007

Capitulo 3: Ferias

Há 2 dias voltei do meu exílio de 3 semanas na Itália e sul da França.
Saí do clima Alemão com o conhecimento do fato de que o verão nos países mediterrâneos era muito mais impiedoso, e assim foi. Poucos dias peguei chuva, e o meu único casaco, o meu casaco de honra, não saiu da minha mala a não ser quando eu tinha que refazê-la para seguir viagem.
Nessas férias conheci lugares que faltaram na minha primeira vinda para a Europa, e que não me decepcionaram. Apesar do calor, minha cor de pele só começou a realmente mudar depois de algumas sessões de praia. É estranho para mim saber que estou em pleno verão no meio de Julho ou Agosto, mas mesmo sendo brasileiro eu ainda não aprendi a lidar com protetor solar. Eu sempre explico minha deficiência mental com esse produto dizendo que estou me bronzeando por partes, pois nunca consigo combinar o mesmo tom de cor entre minhas pernas, braços e tórax. Pareço sempre com um catálogo de cor Pantone no fim do dia.
Outra coisa que devo deixar registrado para a posteridade é a minha dificuldade com horários e mapas, e o quanto isso atrasa a minha vida. Devo desperdiçar no mínimo o triplo do tempo que uma pessoa com um Q.I. abaixo de 5 levaria para encontrar um hotel, ou chegar numa estação. Um exemplo disso foi a via-crucis-bagagis de 4 horas que percorri em Veneza (uma cidade do tamanho do meu bairro em Curitiba) até o lugar que havia reservado pela internet. Ou a capacidade de chegar no trem faltando 10 segundos para ele partir, mesmo saindo 3 horas antes de casa.
Apesar de tudo isso, as férias foram espetaculares e trago bastantes histórias para escrever aqui pouco a pouco.

-------------------------------------------

Nessas 3 últimas semanas entrei em inúmeros bares e restaurantes, e anotei os melhores na minha agenda. Fiz uma lista dos top 20, e vou publicar nesse blog dividindo entre os meus posts. Pessoalmente considero isso uma informação valiosa, tendo vista o quanto é preciso procurar e experimentar para encontrar algo bom:

[em VENEZA]
• Florian's Café - fica direto na Piazza San Marco. O ponto alto é a vista incrível que vc tem da basílica, o serviço rápido com snacks para cada bebida e uma mini orquestra. O baixo é que eles cobram o couvert e o preço acima da média por causa do local.

• Trattoria Due Torri - piazza Sta. Marguerita, perto da estação Ca' Razzonico com o barco-bus. Ótima comida italiana e bom preço comparado com os outros em Veneza. A praça fica afastada do centro, por isso o restaurante é tranquilo e sem muitos turistas.

[em ROMA]
• Shaki Wine Bar - Via Mario de Fiori, a uma quadra da Piazza di Spagna. É um lugar bastante agradável para uma bebida, mas vc tem que brigar por uma das poucas mesas que ficam do lado de fora.

• Casina Valadier - no parque Borguese, subindo as escadas pela Piazza del Popolo. Para mim o melhor bar em Roma, com uma vista alucinante sobre a cidade. A casa e o jardim são tão bonitos que chega a intimidar se vc não está muito bem vestido, mas pode ir. Ótima música, bom preço e pessoas simpáticas.

Um comentário:

Unknown disse...

tanto tempo que vc nao escreve que já tinha esquecido como adoro seus textos, sempre deliciosos de ler e provocadores de inveja (boa) e saudade (mortal). de vc e dessa vida européia inesquecível =)
beijo, cara de queijo.